sexta-feira, 16 de dezembro de 2011



Duas Cabras e uma Ponte


(conto russo)

Uma ponte estreita ligava duas montanhas. Em cada uma das montanhas vivia uma cabra. Dias havia em que a cabra da montanha ocidental atravessava a ponte para ir pastar na montanha oriental.
Dias havia em que a cabra da montanha oriental atravessava a ponte para ir pastar na montanha ocidental. Mas, um dia, as cabras começaram a atravessar a ponte ao mesmo tempo.
Encontraram-se no meio da ponte. Nenhuma queria ceder passagem à outra.
— Sai da frente! — gritou a Cabra Ocidental. — Estou a atravessar a ponte.
— Sai tu da frente! — berrou a Cabra Oriental. — Quem está a atravessar sou eu!
Como nenhuma delas queria recuar e nenhuma delas podia avançar, ali ficaram, enfurecidas, durante algum tempo. Finalmente, entrelaçaram os chifres e começaram a empurrar. Eram tão semelhantes em força que apenas conseguiram empurrar-se uma à outra da ponte abaixo. Molhadas e furiosas, saíram do rio e subiram a encosta, a caminho de casa, cada uma murmurando para si: “Vejam só o que a teimosia dela provocou.”
Margaret Read MacDonald
Peace Tales
Arkansas, August House Publishers, Inc., 200
Admitir a culpa é quase uma arte. Além de humildade é necessário bom senso e sensibilidade pra perceber que nem sempre você é o correto na situação.
Há um velho ditado que diz: se um não quer, dois não brigam.
Seja em qualquer tipo de relacionamento, por vezes é necessário recuar.
Recuar não é acovardar-se, mas cortar uma discussão ou uma situação que pode acarretar danos enormes entre você e a pessoa em questão.
Se você está cansado de ser sempre a pessoa a ceder, fica revoltado porque a outra pessoa (seja o marido, a esposa, o amigo) nunca reconhecem que podem estar errados também, pense que pode ser que você seja a pessoa que tem de verdade sido o problema.
Arranque o mal pela raiz, deixe a teimosia de lado, saia do ambiente de briga se for necessário, mas não corra o risco de cair no rio, sair molhada e achar que a culpa nunca, nunca é sua. O errado é achar que o problema sempre são os outros.
Mas se mesmo assim, por um acaso você estiver certa, e o cansaço de fazer o bem quiser tomar conta de você, lembre que apóstolo Paulo nos exortou: "não vos canseis de fazer o bem."2 Tessalonicenses 3:13
A verdade é que algumas vezes a gente pode até cansar, mas até nisso Deus renova-nos as forças.
Ah, e não custa lembrar que Ele não desiste de nós.
Confiando, provando e vendo que o Senhor é bom, e não aceitando me cansar.
Read more: http://blogsentidounico.blogspot.com/2011/12/orgulho-e-teimosia.html#ixzz1gk3mts3r

Nenhum comentário: